sábado, 7 de janeiro de 2012

Aprenda a identificar um Psicopata



Eles estão por aí, soltos, fazendo estragos e destruindo as vidas de suas vítimas. Não há cura. Eles são extremamente habilidosos, fingem sentimentos, manipulam. 


O que precisamos fazer: conhecer o que é a Psicopatia, ou seja, aprender a identificar os psicopatas e, a partir daí, nos protegermos.

Identifique o Psicopata


NARCISO MALIGNO

A Síndrome do Narcisismo Maligno, representando o Psicopata cuja eventual causa da sociopatia seria fruto do meio e de elementos psicodinâmicos. Aqui a conduta anti-social tem origem no Narcisismo Maligno, há incapacidade em estabelecer relações que não sejam exploradoras, não existe capacidade de identificar valores morais, não existe capacidade de compromisso com os outros e não há sentimentos de culpa;

Principais Sintomas

1. Encanto superficial e manipulação

Nem todos os psicopatas são encantadores, mas é expressivo o grupo deles que utilizam o encanto pessoal e, consequentemente, a capacidade de manipulação de pessoas, como meio de sobrevivência social. Através do encanto superficial o psicopata acaba coisificando as pessoas, ele as usa e quando não lhe servem mais, descarta-as, tal como uma coisa ou uma ferramenta usada. Talvez seja esse processo de coisificação a chave para compreendermos a absoluta falta de sentimentos do psicopata para com seus semelhantes ou para com os sentimentos de seu semelhante. Transformando seu semelhante numa coisa, ela deixa de ser seu semelhante.

2. Mentiras sistemáticas e Comportamento fantasioso
Embora qualquer pessoa possa mentir, temos de distinguir a mentira banal da mentira psicopática. O psicopata utiliza a mentira como uma ferramenta de trabalho. Normalmente está tão treinado e habilitado a mentir que é difícil captar quando mente. Ele mente olhando nos olhos e com atitude completamente neutra e relaxada.

O psicopata não mente circunstancialmente ou esporadicamente para conseguir safar-se de alguma situação. Ele sabe que está mentindo, não se importa, não tem vergonha ou arrependimento, nem sequer sente desprazer quando mente. E mente, muitas vezes, sem nenhuma justificativa ou motivo.

Normalmente o psicopata diz o que convém e o que se espera para aquela circunstância. Ele pode mentir com a palavra ou com o corpo, quando simula e teatraliza situações vantajosas para ele, podendo fazer-se arrependido, ofendido, magoado.

É comum que o psicopata priorize algumas fantasias sobre circunstâncias reais. Isso porque sua personalidade é narcisística, quer ser admirado, quer ser o mais rico, mais bonito, melhor vestido. Assim, ele tenta adaptar a realidade à sua imaginação, a seu personagem do momento, de acordo com a circunstância e com sua personalidade é narcisística. Esse indivíduo pode converter-se no personagem que sua imaginação cria como adequada para atuar no meio com sucesso, propondo a todos a sensação de que estão, de fato, em frente a um personagem verdadeiro.

3. Ausência de Sentimentos Afetuosos

Essa pessoa não manifesta nenhuma inclinação ou sensibilidade por nada e mantém-se normalmente indiferente aos sentimentos alheios.  Os laços sentimentais habituais entre familiares não existem nos psicopatas. Além disso, eles têm grande dificuldade para entender os sentimentos dos outros mas, havendo interesse próprio, podem dissimular esses sentimentos socialmente desejáveis. Na realidade são pessoas extremamente frias, do ponto de vista emocional.

4. Amoralidade

Os psicopatas são portadores de grande insensibilidade moral, faltando-lhes totalmente juízo e consciência morais, bem como noção de ética.

5. Impulsividade

Também por debilidade do Superego e por insensibilidade moral, o psicopata não tem freios eficientes à sua impulsividade. A ausência de sentimentos éticos e altruístas, unidos à falta de sentimentos morais, impulsiona o psicopata a cometer brutalidades, crueldades e crimes.

Essa impulsividade reflete também um baixo limiar de tolerância às frustrações, refletindo-se na desproporção entre os estímulos e as respostas, ou seja, respondendo de forma exagerada diante de estímulos mínimos e triviais. Por outro lado, os defeitos de caráter costumam fazer com que o psicopata demonstre uma absoluta falta de reação frente a estímulos importantes.

6. Incorregibilidade

Dificilmente ou nunca o psicopata aceita os benefícios da reeducação, da advertência e da correção. Podem dissimular, durante algum tempo, seu caráter torpe e anti-social, entretanto, na primeira oportunidade voltam à tona com as falcatruas de praxe.

Personalidade Psicopática: os psicopatas costumam ser perigosos, tendo em vista sua maneira dissimulada de ocultar a índole contraventora. A ausência de sentimentos éticos e altruístas, unidos à falta de sentimentos morais, impulsiona o psicopata a cometer brutalidades, crueldades e crimes.



Ana Maria Bruni

14 comentários:

  1. conheço uma pessoa assim.que horror,ta sendo um jogo. tou tentando me sair.mais é muito dificíl,pois me apaixonei.é como se gostasse disso.gostaria de me vingar.pois me sinto um brinquedo nas suas mãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Desapaixone" imediatamente!!! Psicopatas não amam ninguém. Fingem afetos. Não se vingue. Não gaste energia com isso. Concentre todas as tuas forças para sair dessa relação e desaparecer do campo de visão da figura. Conselho de amiga. Boa Sorte. Feliz Ano Novo!

      Excluir
  2. "Desapaixone" imediatamente!!! Psicopatas não amam ninguém. Fingem afetos. Não se vingue. Não gaste energia com isso. Concentre todas as tuas forças para sair dessa relação e desaparecer do campo de visão da figura. Conselho de amiga. Boa Sorte. Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  3. Olá! tem uma pessoa que entrou na vida da minha família e amigos que tem demonstrado atitudes muito estranhas. Tenho medo pois tenho quase certeza que ele é um psicopata, pois fica na cola do meu irmão e é OBCECADO por uma amiga. Ele conheceu essa minha amiga em um retiro na igreja, até então era de outro setor, depois disso pediu transferencia para o nosso, dizendo que queria cooperar com os jovens aqui. Com o passar do tempo ficou óbvio que o que realmente ele queria era ela. Até ai tudo bem, mas ele tem como uma certeza absoluta que vai ficar com ela, apesar dos pais dela deixarem bem claro que não a querem com ele, e ela ficar evitando! Ele age como se nada tivesse acontecido, depois de uma enorme bronca, continua com as mesmas atitudes! para vc ter ideia mesmo depois de tantas broncas e confusões ele bolou uma estratégia para ir ao jantar de natal da família dela, quando os pais dela chegaram lá tomaram um susto! ficaram com raiva e ele agiu como se nada tivesse acontecendo, ficou foi na cola dela! E qualquer coisa começa a chorar e dar uma de coitado e mentir! a mãe dele tem medo dele, ele faz tudo para não estar em casa, e não demostra nenhum afeto pela mãe! o centro de tudo hoje na vida dele é essa minha amiga, conquista-la, e fica na cola do meu irmão, ele já nem aguenta mais! Ele quer ser o melhor em tudo, não reconhece erros, não muda e é muito estrategista! entre outras coisas que não dariam para descrever tudo aqui!! o que vc acha? queria uma opinião, estou preocupada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, as atitudes e procedimentos que você cita são bem comuns em psicopatas. É para estar preocupada, mesmo, porque psicopatas costumam provocar muitos danos e não têm freios. Sei do que falo porque minha família vem sendo vítima de psicopata estelionatária, ladra, há 43 anos, e nos últimos 15 a safardana passou a me atacar. É uma situação extremamente delicada, complexa, se você comentar com terceiros muita gente vai achar que é coisa da tua cabeça... é difícil lidar com isso. Sugiro que leia tudo o que puder a respeito, converse com psicólogos/psiquiatras, embora alguns me pareçam ignorantes nesta questão, proteja todos que puder e se proteja também. O risco é grande da pessoa ser psicopata. E se não for, certamente é portadora de algum transtorno igualmente preocupante e maléfico. Fique atenta, boa sorte, felicidades!

      Excluir
  4. Meu ex-namorado se encaixa em várias caracteristicas citadas acima, na época em que nós estávamos namorando, ele era completamente normal, carinhoso, se preocupava comigo, apesar de me falar as vezes algumas coisas do passado dele que eu achava terríveis, como o fato de na infancia ele fazer questão de maltratar e magoar os amigos e pessoas que gostavam dele. Depois que nós terminamos ele mudou drasticamente, começou a a agir de forma manipuladora, por vezes me fazendo acreditar que eu era culpada de várias coisas, e não ele. Ele sabe mentir muito bem e raramente se desculpa por alguma coisa. Ele tem tido tipo umas alucinações, tendo pesadelos (que estava sendo queimado, por exemplo) acordando com dores de queimadura e febre. ele também diz ter uma segunda personalidade, que é responsavel pelas coisas ruins que ele pensa e faz. As vezes, ele fala comigo normalmente, do jeito que ele era antes e as vezes ele fala comigo com frieza, tentando me magoar e ao mesmo tempo manipulando meus sentimentos, fazendo eu sentir pena dele, como se ele fosse a vítima das próprias atitudes dele. Os amigos e familiares dele nem desconfiam que ele é assim, com eles ele é completamente normal, só eu e um amigo dele que sabemos, até porque, os outros jamais acreditariam se alguém contasse, de tão bem que ele esconde esse lado. Eu digo para ele procurar ajuda mas ele diz que não, que não precisa fe ajuda, que esse lado dele só torna ele mais forte. O pior de tudo é que eu ainda gosto muito dele e eu tenho medo de não conseguir escapar dessa capacidade de persuasão dele. Eu preciso de ajuda... O que você acha que ele tem? Ele é um psicopata? Sofre de dupla personalidade? O que eu devo fazer??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline: não sou psicóloga nem psiquiatra. "Apenas" vítima de psicopata e por isso comecei a pesquisar e ler a respeito. Mas há algumas características que você citou muito típicas de psicopatia. Psicopata ou não, teu ex parece ter transtorno de personalidade sério, o que pode provocar muitos danos a você. Para Psicopatia não há remédio, até porque não é doença. Você, sim, precisa de ajuda. Acho que deve fazer um trabalho interno, consigo mesma, de conscientização, de que esse rapaz pode provocar sérios problemas na tua vida. Você não sabe até onde ele pode chegar. Já fui vítima de atentados da psicopata que me persegue: tentativas de sequestro e, até, de assassinato. Imagine se eu minimizasse a capacidade dela de provocar sérios danos à minha vida? Eu baixaria a guarda e ficaria extremamente vulnerável. Acho que deve se afastar dessa pessoa. Nem como amigo serve. Vai, provavelmente, trazer muita instabilidade emocional pra você e até outros riscos, vai saber... Essas duas coisas eu sugeriria que você efetivasse de imediato. Se puder, procure conversar com um psicólogo bem formado, leia mais a respeito, cultive a auto-estima. Não se coloque em situação de risco. Há muita gente boa, de caráter e interessante com quem você pode se relacionar. Se proteja. Conte para amigos e familiares quem é o rapaz e como é... Não fique à mercê dele, sozinha. Você não tem noção do grau de periculosidade dele. É o que posso te dizer no momento. Grata pelo depoimento. Felicidades.

      Excluir
    2. namorei com um psicopata,no inicio eu era a mais bonita das mulheres,tinha o melhor corpo,vivia falando constantemente q eu era linda,iamos para lugares ele sem mais nem menos falava para as pessoas eu ra a mais linda daquele lugar,muitas vzs achava anormal,q ele n precisava exagerar q n precisava a dizer a todo mundo que eu era linda...era perfeito ate eu começar a gostar verdadeiramente dele,vivia dzendo q n se sentia seguro q havia pessoas que falavam do meu passado,que não existia nenhum,e falava com convicção q ate eu comecei me culpando por coisas que n existiam...dpoi algo n batia certo naquele individuo que conheci,comecou pondo defeito em mim ai passei a ser a mulher mais horrorosa minhas roupas já eram feias,ate rugas ele dizia que já tinha,descobri q se estava envolvendo com outra pessoa,tenho uma filha n sei pork mas nem minha filha gostava dele pois nunca vi um gesto dele de carinho c ela,seu pai já e falecido.dai foram separações e vas,uma sema era uma coisa na outra era outra,a ansiedade dele de subir na vida todos os dias era um problema,n fazia nada por mim mas sempre com problemas...vinha dias dizia q n queria mais nada comigo,depois vinha com arrependimentos e la eu cedia.deixou de sair comigo,me transformou num cako q perdi o controle da vida,belo dia dz q ya assumir outra essoa q queria ter duas na vida dele...eu disse q n aceitava isso...fz me a vida com essa rapariga ate q a engravidou,agora vive me tentando p ter algo cmigo...mas já n quero mais a tortura vndo dest homemdois de muito ler pesquisar sobre o aassunto hje sei q tava diante de um psicopata,ja observei,utos distúrbios dele fica agitado fala sozinho,muda de voz e personalidade,coisas inéditas...amo ele mas agradeço a deus por ter me livrado dele,essa miúda so sera mais uma vitima

      Excluir
    3. Fico feliz por ter conseguido se afastar dele. Mantenha-o sempre à distância. Não abra espaço para conversas. Esqueça essa estória de "amor". Não se pode amar o Mal. E essa gentalha é danosa, nociva, maligna. Agradeço o depoimento. Felicidades.

      Excluir
  5. Fui vítima de um , esta materia é esclarecedora se eu tivesse lido antes teria me livrado antes !! são pessoas frias , sem caráter, mentirosas , aliás mentem olhando no olhos , dissimuladas e frias !! não tem sentimentos e parasitas por natureza sugam até o último suas forcas e até seu dinheiro , ainda bem que me livrei rápido tenho pena das proximas vitimas dessa pessoa , já que a pessoa tem perfil no facebook e là ele se revela um verdadeiro artista do mau ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que se livrou do "seu" psicopata!... Se puder, discretamente, alerte outras pessoas que têm relação com ele. Como a psicopatia não é doença, não há tratamento. Psicopatas são pessoas extremamente mau-caráter, sem escrúpulos e provocam danos gravíssimos nas vidas das pessoas que elegem como vítimas. Sou vítima de uma e a coisa que ela armou é tão grande que envolve muitas pessoas para que eu enfrente. Inclusive policiais. Um verdadeiro câncer social. Felicidades e olho vivo, porque há outros, em todos os lugares, à espreita para se dar bem às custas de pessoas generosas e sem malícia. Grata pelo depoimento.

      Excluir
  6. acho que minha filha de 15 anos e psicopata,não sente nada por ninguém,quando namora manda e disfais do namorado,tem ciumes ate de min,incontrolável, e má, chinga,dis que não gosta de ninguém, vive no espelho o quarto dela e um chiqueiro,e não esta nem aí quem ver,não me ajuda,quebra as coisas e passa por cima,como se nada estivesse ali,mente demais,foge e volta com a maior cara de pau,já dei parte dela na delegacia,e ela não ligou,odeia o pai e os irmãos nunca dis que esta errada,foi criada com carinho,mora em cidade sossegadq,não bebe e nem usa droga,sigo ela,nunca tem amigos certo enjoa deles rápido, e para os outros se tais de boazinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pessoa problemática, com muitos traços de psicopatia. Há outros transtornos de personalidade. Só um psicólogo bom poderia diagnosticar. O que aconselho sempre às vítimas de psicopatas é extremo cuidado. Eles não respeitam nada nem ninguém. Mentem descaradamente, não assumem responsabilidade pelo que fazem, são cínicos, hipócritas. Se proteja desta moça, esteja sempre atenta, e se ela cometer ilícitos denuncie, mesmo, peça proteção à polícia, não deixe barato. Se puder, se afaste, fique bem longe dela, pois psicopatas semeiam o Mal, a destruição, a ruína na vida de suas vítimas. Agradeço o depoimento. Felicidades!

      Excluir
  7. Me envolvi com um tipo que talvez seja psicopata. Era bonito e falante. Eu estava vivendo um momento de fragilidade. No começo ele era o máximo. Só me elogiava. Ligava várias vezes no dia. Mandava e-mails lindos e fofos. Queria me deixar muito segura. Depois que me conquistou foi ficando agressivo. Me tratava mal. Era muito egoísta e invejoso. O mundo precisa girar em torno dele. Tentava me deixar culpada por qualquer coisa. Houve um ato físico agressivo e ele nunca pediu desculpas. A voz dele mudava às vezes fina, às vezes grossa. As expressões faciais também. Parecia ter personalidade múltipla. Fui me sentindo doente e tive pesadelos. Consegui dar um basta. No dia seguinte acordei vomitando.

    ResponderExcluir