sábado, 9 de junho de 2012

Psicopatas: demência emocional




O indivíduo classificado como psicopata tem um distúrbio de comportamento que pode ir do mais leve, ao mais grave, onde ele é considerado um sociopata, ou seja, um inimigo declarado da sociedade e suas instâncias. Mas não nos enganemos, o psicopata não é louco, não rasga dinheiro e nem come cocô. Intelectualmente ele ou ela são perfeitos, se é que se pode usar essa palavra. Sua disfunção está nos centros que controlam e ditam o nível das emoções e sentimentos.





Por algum defeito de fabricação o psicopata não consegue sentir identificação com o outro. Esse negócio de se colocar no lugar do outro simplesmente não existe. Assim, ele não tem dó, nada de piedade, zero de compaixão, não se solidariza com a dor do próximo, principalmente se essa dor estiver sendo infligida por sua ação. Como são desprovidos de freios éticos, morais, eles se sentem mais livres que a média das pessoas para ir em frente em sua missão. Essa missão está acima de tudo e de todos, e eles farão de tudo para completá-la. Nem a polícia, nem a opinião pública, nem os prantos de sua mãe o farão recuar. Depois fingem que se arrependem.

Mas o maior problema para nós é que os psicopatas quando morrem em pleno gozo de sua psicopatia não conseguem mudar e voltar diferentes. Ao contrário. Como são um monobloco mental, eles se agarram ao seu script de vítimas do sistema para reforçar a sua demência emocional e muitas vezes reencarnam mais fortes em sua obsessão psicopata. Vocês acham que há alguma chance do padre Torquemada (procure no Google), o mais sanguinário inquisidor da Igreja espanhola (e de todo o mundo conhecido), voltar arrependido de suas atrocidades? Duvido. Sua extrema habilidade de usar os truques da mente vai justificá-lo e ele voltará mais raivoso, mais fanático que nunca. Se perceber que a sua antiga igreja mudou, se humanizou, não queima nem tortura mais os “hereges”, vai migrar para alguma seita que ainda tenha a intolerância como regra básica. Por isso podemos assistir a anacronismos como de certas religiões e seitas fundamentalistas que ainda querem “matar e esfolar” os infiéis, enquanto prometem um céu de delícias e prazeres inenarráveis aos que se martirizarem pelo seu deus. Tudo obra de psicopatas.

Por isso torço para que os psicopatas não morram jovens (com todo o ônus para as pessoas que a sobrevida deles pode causar). Sempre tenho esperanças de que a idade e que poderosas porradas da vida possam alterar-lhes e consertar esse parafuso solto, ou encapar esse fio desencapado. Não é uma tendência inescapável. Conheci psicopatas de 85 anos fazendo graves estragos na vida dos outros, principalmente nos familiares mais próximos. Mas sempre há uma esperança de que um Saulo se transforme em Paulo.


Roberto Goldkorn, escritor.


Uol

*

6 comentários:

  1. Olá estou curtindo o blog. Meus parabéns.

    Se puder fazer uma visita ao meu, eu também gosto desse conteúdo.

    http://arquivosdemarte.blogspot.com.br

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi... grata pelo comentário. Tenho um outro blog ao qual me dedico mais. Tenho pouco tempo pra cuidar deste. Mas o assunto é importantíssimo. Visitei o teu também. Muito interessante! Abraços e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  3. Recebi em meu email, de uma internauta do Crato, Ceará:

    Olá, me chamo Teresa Raquel moro em Juazeiro do Norte, também estudo muito o tema Psicopatia há uns 4 anos, tenho três livros que falam sobre o assunto: Mentes Perigosas o psicopata mora ao lado da Autora Ana Beatriz Barbosa Silva, Meu Vizinho é um pscicopata tradução do The Sociopath next door da Martha Stouth, Serial Killer louco ou cruel? De Ilana Casoy revistas super interessantes como Psicopatas no trabalho, Mentes Psicopatas: A vida e o crime das pessoas que não tem sentimento, Psicopatas:Cuidado tem um ao seu lado,todas essas reportagens são da revista superinteressante tinha também uma outra revista da superinteressante que fala também sobre o tema, e a revista perfil de uma mente criminosa.
    eu tenho um site chamado:http://www.blogdosmeuslivros.com.br que contém os três livros: Mentes Perigosas o psicopata mora ao lado de Ana Beatriz Barbosa Silva, Meu Vizinho é um psicopata de Martha Stouth, e Serial Killer louco ou cruel de Ilana Casoy, por favor acesse e deixe uma mensagem em contatos.

    ResponderExcluir
  4. Grata pelo comentário. Precisamos ler muito, trocar informações, aprender a identificar estas pessoas malignas, para poder nos defender. Elas estão em toda a parte, semeando desgraças. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. queria saber um livro que fale sobre psicopatas, mentirosos ou sobre a mente humana o lado ruim e tal..

    ResponderExcluir
  6. "Mentes perigosas - o psicopata mora ao lado", de Ana Beatriz Barbosa Silva. Há vários vídeos com entrevistas dela neste blog e no You Tube...

    ResponderExcluir