domingo, 1 de julho de 2012

O perigo pode estar mais perto do que imaginamos


Conceitos e Definições

Pessoas manipuladoras, sem nenhuma consideração pelo próximo, sem inclusive reconhecer seus semelhantes como seres humanos. Essas e outras tantas características descrevem o psicopata.

O psicopata define-se por uma procura contínua de gratificação psicológica, sexual ou impulsos agressivos, e da incapacidade de aprender com os erros do passado. Usando terminologia freudiana, a personalidade psicopática ocorre quando o ego não pode mediar entre o id e o super-ego, permitindo assim o id de se reger pelo princípio do prazer, e o super-ego não tem nenhum controle sobre as ações do ego. Em outras palavras, os indivíduos com esta desordem ganhariam satisfação através dos seus comportamentos anti-sociais, associados a uma falta de consciência.

Dentre tantas peculiaridades do psicopata a que mais chama a atenção é a ausência de culpa. O psicopata usa as pessoas para obter o que deseja, seja usando a crueldade para obter prazer, ou através da usura e exploração. Tem para si que seus atos não são maléficos e não causam nenhum dano a outrem, assim como não reconhecem suas atitudes como erradas. Ele não entende porque as pessoas ficam aterrorizadas perante suas atitudes. Isso se deve ao fato dele não reconhecer os sentimentos humanos, não podendo, assim, ter uma empatia com o outro. Além disso, diferentemente do que se pensa, essa patologia não causa delírios ou alucinações.

A psicopatia muitas vezes se manifesta ainda na infância e geralmente é confundida com agressividade. Crianças que manifestam crueldade gratuita, principalmente com animais, devem ser bem observadas.

Nas situações em que o psicopata não pratica atos passíveis de punição judicial, pode ter uma ascensão profissional digna de nota. Prejudicando os colegas e sendo desprovido de escrúpulos para obter benefícios próprios, o psicopata consegue, por exemplo, subir de cargo em uma empresa, ou manter-se no poder usando subterfúgios imorais ainda que sem cometer atos ilícitos. Quem não conhece alguém assim?

Estudos avaliam as diferenças entre os psicopatas não criminosos e os psicopatas criminosos. Tais estudos não chegam a uma opinião conclusiva para a questão: os psicopatas não criminosos não cometeram crimes ou apenas conseguiram ludibriar a polícia? As avaliações feitas nesses dois grupos de psicopatia mostraram semelhanças no comportamento de ambos, quase indistinguíveis. Os estudos revelam também que a personalidade e a propensão para atitudes imorais são semelhantes entre os grupos. O que os diferencia basicamente seria o meio onde o indivíduo está inserido, se beneficiado com educação e segurança familiar, a faceta criminosa não seria instalada.

Esses estudos visam principalmente desmistificar algumas idéias acerca dos psicopatas que normalmente são associados a maníacos criminosos com disfunções neurológicas. Ao contrário do que se pensa a maioria dos psicopatas não são violentos e a maioria das pessoas violentas não é psicopata.

Especialistas dizem que os psicopatas em sua grande maioria são homens. Os motivos para esta desproporção entre os gêneros ainda é desconhecido. A frequência entre as populações é praticamente a mesma, não havendo alterações estatísticas entre ocidentais e orientais e nem entre populações que têm ou não acesso a culturas modernas.

Segundo a revista SUPERINTERESSANTE (Julho-2006, p. 48), estas são as principais características de um psicopata:

CHARME - Tem facilidade em lidar com as palavras e convencer pessoas vulneráveis. Por isso, torna-se líder com frequência. Seja na política, no trabalho ou na cadeia.
INTELIGÊNCIA - O QI costuma ser maior que o da média: alguns conseguem passar por médico ou advogado sem nunca ter acabado o Colegial.
AUSÊNCIA DE CULPA - Não se arrepende nem tem dor na consciência. É mestre em botar a culpa nos outros por qualquer coisa. Tem certeza que nunca erra.
ESPÍRITO SONHADOR - Vive com a cabeça nas nuvens. Mesmo se a situação do sujeito é miserável, ele só fala sobre as glórias que o futuro lhe reserva.
HABILIDADE PARA MENTIR - Não vê diferença entre sinceridade e falsidade. É capaz de contar qualquer lorota como se fosse a verdade mais cristalina.
EGOÍSMO - Faz suas próprias leis. Não entende o que significa “bem comum”. Se estiver tudo OK para ele, não interessa como está o resto do mundo.
FRIEZA - Não reage verdadeiramente ao ver alguém chorando ou sofrendo.
PARASITISMO - Quando consegue a amizade de alguém, suga até a medula.

Dentre as variações da Psicopatia, o Psicopata Social é aquele que causa sofrimento a um grupo de pessoas, uma comunidade ou até mesmo a sociedade como um todo, sem esboçar qualquer arrependimento. Nada deixa esses indivíduos com peso na consciência. Não existe ramo de atuação humana onde se encontra mais esse tipo do que na política (com honradas exceções, é claro). Estes manipuladores sociais roubam, mentem, trapaceiam, caluniam, e nunca acham que faz alguma coisa de errado; não estão nem aí para o sofrimento alheio. Geralmente possuem uma esperteza superior, uma inteligência acima da média e habilidade para manipular quem está a sua volta. Não são sábios, são inteligentes, porque o sábio usa o seu raciocínio e o seu saber para a resolução dos problemas dele e de todos, pensando sempre no crescimento e na felicidade coletiva.

Justamente por achar que não faz nada de errado, o Psicopata Social repete seus erros e não conhece emoções e sentimentos nobres tais como o arrependimento, a solidariedade, o amor ao próximo e a compaixão. O país que se dane, a cidade que se dane, o povo que se dane! É assim que ele pensa no seu íntimo. A habilidade de mentir e manipular despudoradamente, muitas vezes sem levantar suspeitas, de hipnotizar platéias com sua lábia, seu dom de oratória, faz com que ele se saia bem na política e na liderança de grupos. Vide: Mussolini, Hitler, Nero, Átila, Collor, etc. são tecnicamente incapazes de frear seus impulsos sacanas e se munem de desculpas para justificar seu comportamento quando necessário, com a destreza e o talento de um brilhante ator.

Os Psiquiatras defendem que, apesar desta mentalidade doentia, eles devem ser responsabilizados pelos seus erros, porque possuem plena consciência de que seus atos não são corretos. E se cometem crimes, devem ir para cadeia como os outros criminosos, por ameaçar a convivência sadia, justa e harmônica da sociedade.

Alguns Psicopatas Brasileiros famosos e outros nem tanto:

Suzane Louise von Richthofen

O Caso Richthofen é um processo polêmico que chocou a opinião pública brasileira. Uma das rés, Suzane Louise von Richthofen, foi acusada de ter planejado a morte dos próprios pais, com o auxílio do então namorado Daniel Cravinhos e de seu irmão, Cristian Cravinhos. O júri do caso entendeu que Suzane foi influenciada pelos irmãos, mas que poderia ter resistido e evitado o crime.

O interesse da população pelo caso foi tão grande que a rede TV Justiça cogitou transmitir o julgamento ao vivo. Emissoras de TV, rádios e fotógrafos chegaram até a ser autorizados a captar e divulgar sons e imagens dos momentos iniciais e finais, mas o parecer definitivo negou a autorização. Cinco mil pessoas inscreveram-se para ocupar um dos oitenta lugares disponíveis na platéia, o que congestionou, durante um dia inteiro, a página do Tribunal de Justiça na internet. É dessas pessoas autorizadas que se conhece o que houve no julgamento.

[ para ver este caso na íntegra clique aqui ]

Francisco de Assis Pereira, o "Maníaco do Parque"

Francisco de Assis Pereira, vulgo "Maníaco do Parque", é um criminoso brasileiro que estuprou, torturou e matou pelo menos seis mulheres e atacou outras nove. O referido Parque é o Parque do Estado, situado na região sul da cidade de São Paulo. Nesse local foram encontrados vários corpos das vítimas.

Antes de ser preso e julgado ele já havia sido detido como suspeito, mas liberado logo depois. Ao ver seu retrato falado nos jornais, ele fugiu para o sul do país. Ao desaparecer, deixou apenas o jornal e um bilhete sobre a mesa. Lamentava ter de ir embora, pedia desculpas pela forma repentina da partida. "Infelizmente, tem de ser assim." Assinado: Francisco de Assis Pereira. No mesmo dia, o empresário percebeu que havia algo de errado com o vaso sanitário da empresa. Tentou consertar duas vezes, mas não conseguiu. Na sexta-feira 24, quebrou o encanamento para descobrir a causa do entupimento e encontrou um bolo de papéis queimados, misturado aos restos de um churrasco feito no final de semana anterior, no cano de saída da privada. Entre as coisas que o empresário recolheu do cano estava a carteira de identidade de Selma Ferreira Queiroz, parcialmente queimada. Selma foi uma das mulheres cujo cadáver a polícia encontrou no Parque do Estado. Isso alertou seus patrões (ele trabalhava como motoboy) que comunicaram a polícia que assim descobriu sua identidade. Durante a fuga, causou desconfiança aos moradores das cidades por onde passou, até que foi denunciado e preso, sendo posteriormente enviado para São Paulo. Após ser capturado pela polícia, o que mais impressionou as autoridades foi como alguém feio, pobre, sem muita instrução, e sem armas conseguia convencer as mulheres a subir na garupa de uma moto e ir para o meio do mato com um homem que tinham acabado de conhecer.

[ para ver este caso na íntegra clique aqui ]

Mohammed D'Ali Carvalho dos Santos

O goiano Mohammed D’Ali Carvalho dos Santos, acusado pelo esquartejamento da inglesa Cara Marie Burke, 17 anos, no ano de 2008.

Esquartejou o corpo para facilitar o transporte. E chegou a fotografar o corpo mutilado. No celular do acusado, apreendido pela polícia, foi encontrada foto da garota inglesa já sem os antebraços e as partes inferiores das pernas. A cabeça, também já decepada, aparecia sobre o tronco.

A faca e um par de luvas que Santos teria usado no crime foram encontrados em um bueiro na rua do apartamento dele.

O golpe que matou a moça foi desferido pelas costas, acertando o coração. O corpo teria sido levado para o box do banheiro, onde foi retalhado.

O tronco de Cara Marrie Burke foi encontrado dentro de uma mala às margens do Rio Meia Ponte, na região leste da Capital.


Lindemberg Fernandes Alves

Em 13 de outubro de 2008, Lindemberg Fernandes Alves, então com 22 anos, invadiu o domicílio de sua ex-namorada, Eloá Cristina Pimentel, de 15 anos, no bairro de Jardim Santo André, em Santo André (Grande São Paulo), onde ela e colegas realizavam trabalhos escolares. Inicialmente dois reféns foram liberados, restando no interior do apartamento, em poder do sequestrador, Eloá e sua amiga Nayara Silva.

No dia 14, Eduardo Lopes, o advogado do sequestrador, passou a acompanhar as negociações do cliente com o GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais). Às 22h50min desse dia, Nayara Rodrigues, 15 anos, amiga de Eloá, foi libertada, mas no dia 15 a polícia paulista mandou-a de volta para continuar as negociações.

Após mais de 100 horas de cárcere privado, policiais do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) e da Tropa de Choque da PM de SP explodiram a porta - alegando, posteriormente, ter ouvido um disparo de arma de fogo no interior do apartamento - e entraram em luta corporal com Lindemberg, que teve tempo de atirar em direção às reféns. A adolescente Nayara deixou o apartamento andando, ferida com um tiro no rosto, enquanto Eloá, carregada em uma maca, foi levada inconsciente para o Centro Hospitalar de Santo André. O sequestrador, sem ferimentos, foi levado para a delegacia e, depois, para a cadeia pública da cidade. Posteriormente foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória de Pinheiros, na cidade de São Paulo.

Eloá Pimentel, baleada na cabeça e na virilha, não resistiu e veio a falecer por morte cerebral confirmada às 23h30min de sábado (18 de outubro).

O caso também repercutiu no exterior; o jornal espanhol El País destacou a comoção nacional pelo falecimento da jovem Eloá.


Silvia Calabrese Lima
Sílvia Calabrese, presa em março de 2008 em Goiânia, por maltratar e torturar uma menina de 12 anos que morava com ela. A garota foi encontrada em seu apartamento com os braços acorrentados em uma escada, uma mordaça embebida em pimenta, dedos e dentes quebrados, unhas arrancadas, marcas de ferro quente pelo corpo. Questionada, Sílvia alegou que estava educando a criança e não mostrou nenhum arrependimento.


Guilherme de Pádua

Ator Guilherme de Pádua, que, após matar a atriz Daniella Perez com golpes de punhal, em dezembro de 1992, foi ao velório prestar solidariedade à mãe, Gloria Perez, e ao marido da vítima, o ator Raul Gazolla. Durante o interrogatório, depois de se entregar, estava calmo e relatou o assassinato sem esboçar reação alguma.


Kelly dos Santos

Kelly dos Santos, 19 anos, presa em agosto de 2007, em São Paulo, acusada de estelionato, furto e falsidade ideológica. Kelly se passava por rica e cativava com sua simpatia e desenvoltura para depois furtar jóias, dinheiro, cartões de crédito e talões de cheque. Quando não convencia, era arrogante, fazia escândalo e destratava as pessoas.


Gilmar Alberto Wasckmam, o "Canibal Gay"

Gilmar Alberto Wasckmam, de 53 anos, que ficou conhecido como o “canibal gay” de Mundo Novo, MS, foi condenado em júri popular a cumprir 16 anos e três meses de pena, por matar um homem e comer pedaços de seus órgãos. O crime foi cometido no dia 23 de novembro de 2007, em Mundo Novo, município que fica a 460 quilômetros da capital, Campo Grande. Pelo crime de homicídio, ele foi condenado a 15 anos de reclusão. Por ter comido partes dos órgãos da vítima, Gilmar foi condenado a um ano e três meses. A pena pelo vilipêndio poderá ser cumprida em regime semi-aberto. A liberdade provisória poderá ser concedida apenas depois que o homem cumprir dois quintos das duas penas somadas, o que corresponde a pelo menos seis anos e quatro meses de reclusão.


Francisco das Chagas Rodrigues Brito

O mecânico Francisco das Chagas Rodrigues de Brito, 41 anos, é acusado de ter matado 42 meninos nos municípios maranhenses de São Luís, Paço do Ludimar e São José de Ribamar, além de Altamira no Pará. A série de assassinatos, ocorridos entre 1991 e 2003, ficou conhecida como o Caso dos Meninos Emasculados e teve repercussão internacional.

O mecânico é considerado pela Justiça do Maranhão o maior serial killer do Estado de todos os tempos e um dos principais do país pelo número de vítimas e o tempo de ação dos crimes.

Psicopatia

*

18 comentários:

  1. Olá Sônia, eu li esta matéria, como também eu li o livro sob autoria da Dra. Ana Beatriz, Psicopatas (Mentes Perigosas), tenho muito interesse em assuntos de direitos humanos, cidadania... gosto muito de Psicologia, e pretendo se Deus quiser, fazer este curso, no entanto, to seguindo seu blog, e o compartilhei no meu espaço (facebook) até porque, aconteceu uma série de assassinatos nos arredores do Agreste-PE da qual nos deixou super aterrorizados, um deles, o caso dos Canibais que aconteceu em Garanhuns e o outro, que me deixou muito intrigada, vitimou um grande amigo meu no interior, e então, é isso, eu que sou leiga nesses assuntos, mas pretendo, ainda conhecer um pouco das características destes seres satânicos.
    Adorei seu blog!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe o atraso na resposta... eu não estou recebendo informação dos comentários... Obrigada pelas informações. Sim, continue lendo, estudando... Obrigada por divulgar meu blog no Face... vou procurar ficar atenta aos comentários. Tudo de bom! Abraços!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Muito obrigada! Às vezes demoro pra ler os comentários, mas vou procurar atualizar mais o blog. Grata. Abraços!

      Excluir
  3. Obrigada pela visita e comentários Ann e a Viajante... Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Tenho fascinacao pelo assunto. Para mim um dos top psychos do mundo eh o americano Ted Bundy. Para ele era muito facil abordar as vitimas, porque era inteligente e bonito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje eu publiquei um post sobre sociopatas e psicopatas, que fala deste Ted Bundy, que eu não conhecia. Nossa! Realmente, ele usava da fachada bonita para se aproximar, usar e assassinar suas vítimas...

      Excluir
  5. Olá! Eu li a sua matéria e, após alguns estudos que já havia realizando, eu concluí: eu namorei um psicopata! Agora eu agradeço por ter descoberto o jogo de manipulação dele a tempo de conseguir sair daquela redoma que ele criou em torno de mim, sem maiores danos à minha saúde mental. Agora eu vejo que ninguém está seguro! Os psicopatas estão por aí, usando máscaras de bons cidadãos. Realmente ao ser confrontado com a verdade, o indivíduo não esboçou nenhuma reação, não achou que as suas mentiras prejudicaram as pessoas ao seu redor, não sentiu remorso algum e nem pareceu compreender o que se passava. Um sociopata social não-agressivo mas que quase acabou com a minha vida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você conseguiu perceber e lidar bem com a situação. Mas como os psicopatas em geral são muito espertos, conseguem provocar muitos danos antes de serem descobertos, se forem... Precisamos sempre alertar pessoas ingênuas, de bom coração... pois elas são as maiores vítimas destes seres malignos. Boa sorte!

      Excluir
  6. O cara que matou a piriguete Eloá, filha de uma psicopata com um psicopata assassino, não é um psicopata é apenas um dos muitos otários que se tornam capachos de mulheres que usam de muitos atributos dos psicopatas para manipular, envolver e depois jogar fora e ficar espezinhado o mané que se envolve com elas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como sempre a culpa é da mulher. Se ela era piriguete ou não, isso não vem ao caso. Era um ser humano, muito mais digna que você, pelo visto.

      Excluir
  7. Quem disse que o assassino da Eloá tem traços fortes de psicopata foi a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Lima, em programa de TV, cujo vídeo está aqui no blog e no YouTube. Você é psiquiatra?

    ResponderExcluir
  8. Estou procurando uma forma de impedir que outras mulheres passem pelo o que eu passei.
    Por favor, me ajude, deve haver alguma forma de evitar que isso aconteça com outras pessos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A saída é divulgar sem expor sua identidade e a dele, contando o caso, os detalhes, para que outras eventuais vítimas se previnam e se protejam. Defensoria Pública tem setor só para lidar com violência contra mulheres... Boa sorte!

      Excluir
  9. Eu fui vítima de um sociopata, que me tirou a saúde, emprego, minha paz interior, deixando um enorme trauma em mim e em minha família.
    Ele me chamava de "bobinha", e eu não entendia o porquê. Com uma voz extramente sedutora e com um compartamento respeitoso, me faz acreditar que ele era o melhor homem mundo e de que era a mulher mais especial da sua vida.
    Acabei me apaixonando e ele começou com diversos jogos psicológicos, até o dia em que entrei em surto durante dias.
    Venho por este implorar que divulguem ao máximo o meu depoimento, pois este monstro que parece normal anda solto por ai, nos sites de relacionamento, com seus cabelhos grisalhos e tocando em bares, shows e até com artistas conhecidos "roubando" com os acordes de sua guitarra, nossa alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí está mais um importante depoimento e alerta aos leitores. Gente: homem, cabelos grisalhos (meia-idade), que toca na noite, guitarrista... anda atacando em sites de relacionamento mulheres de boa fé, às vezes carentes de afeto e atenção. Olho vivo no perfil deste crápula! E pra você, vítima, toda a minha solidariedade e afeto. Força e Fé, que você reverte essa situação e ainda será bastante feliz. Grata pela participação. Grande abraço!

      Excluir
  10. Fui vítima de minha própria irmã, que descobri ser psicopata e manipuladora, mentirosa e o demônio. Ela continua manipulando minha outra irmã e isolando-a. Ela me isolava mas eu resolvi enfrentá-la mesmo ela invertendo a situação e insinuando que eu é que sou a psicopata. Minha outra irmã está com a vida destruída. Eu alertei-a sobre a nossa outra irmã ser uma manipuladora e ela a defende e está contra mim. Só quem é vítima sabe o quão mentirosos e dissimulados são essas pessoas e elas podem estar mais próximas do que imaginamos, sendo inclusive irmã de sangue. Não sei o que fazer!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada caso é um caso. Proteja-se o mais possível, tenha cuidado, mas não se acovarde, não deixe que ela te domine. Sempre alerta. E se cometer crimes, denuncie, exponha-a, conte pra outras pessoas. Grata pelo testemunho. Felicidades!

      Excluir