quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Crianças psicopatas: malvadas, macabras, aterrorizantes



imagesCAZAOSKZ
Muitas destas crianças buscarão futuramente quebrar o tédio que sentem em profissões que forneçam o prazer que procuram, como a possibilidade de ludibriar ou torturar pessoas, auferir ganhos sobre perdas do outro ou produzir ferimentos e ver sangue, transformando-se em políticos, grandes investidores, traficantes de drogas, cirurgiões, policiais, cafetões ou líderes religiosos.


imagesCAGX276P

E muitos tornam-se bandidos violentos, começando a fazer as primeiras vítimas em casa. Já nascem más, porém a forma que interagem com a sociedade depende de sua inteligência, formação escolar e outras influências. Os pais são os últimos a perceber a quantidade de maldade que pode existir em uma pessoa de 6 ou 7 anos de idade. Não aceitam e assim só prejudicam seus filhos e a sociedade como um todo. Os primeiros sinais de psicopatia começam geralmente na infância.


images58
Tivemos a tristeza de acompanhar algumas crianças com transtorno de conduta, um diagnóstico ‘mais light’ antes de se fechar o diagnóstico de sociopatia, ou personalidade psicopata. O que há em comum nestas crianças é uma maldade muito grande associada a uma frieza e capacidade extrema de manipular os pais, além de prazer em ver o sofrimento dos irmãos.
As pessoas com transtorno de conduta não têm empatia, ou seja, não tem a capacidade de sentir o sofrimento do outro e entediam-se com facilidade, precisando de emoções ‘fortes’ para que se sintam vivos. 


imagesCA3LS0I3A primeira criança que atendi já tinha um histórico de contar mentiras, perseguir coleguinhas na escola, destruir patrimônio de vizinhos. A mãe foi avisada várias vezes mas só buscou o CRI (Centro de Reabilitação Infantil) quando o menino violentou a irmã de 5 anos. Duas horas depois de examinar a criança, foi muito duro saber que uma criança pode ser tão perversa. É uma quebra de paradigma muito grande para quem teve formação psicanalítica como eu e não havia visto nada similar durante o estágio profissional. Outros casos foram aparecendo, e apesar de encaminhar algumas crianças ao psiquiatra, não só as mães não foram, como se voltaram contra mim.


images59
Há os critérios para que os pais desconfiem e procurem ajuda. O depoimento de uma professora mostra o que os profissionais da saúde mental percebem: os pais não aceitam e ainda acusam a pessoa que tenta ajudar, de estar fazendo marcação contra seu filho. O diagnóstico final só pode ser dado pelo especialista.


imagesCA2AT26Y




Isto ocorre em famílias ricas, 
pobres, em famílias estruturadas emocionalmente ou em lares desestruturados, e no mundo inteiro, mesmo nos países ricos e sem problemas sociais. Uma criança com este tipo de transtorno pode ser aquela líder que persegue e humilha outras crianças, que manipula os coleguinhas e toma seu lanche ou que ameaça os amigos ou os espanca. Há crianças que chegam ao ponto de tentar sufocar os irmãos menores ou perpetram violência sexual e homicídio.


imagesCAOMUZCY
Ainda que o meio ambiente não seja a causa (porque a criança já nasce assim), um lar mais estruturado pode ser mais capaz de identificar o problema e tentar algum meio de ajuda, ainda que não adiante muito. Não tem tratamento de fato para isto, só vigilância.


imagesCA8DR9XX
Essas crianças só são freadas quando existe algum risco real contra elas, então descobrir sua maldade cedo é o principal meio de tentar ao menos parcialmente limitá-la. A criança precisa ser ‘desmascarada’ e por meio de tratamento psicológico tentar fazer com que entenda, já que não tem empatia e capacidade de perceber o sofrimento do outro, que estas ações são ilícitas e que o prejuízo pode ser dela.


imagesCA4OXT26
O prejuízo do outro não toca a criança com sociopatia, ela precisa entender que pode se dar mal, e por autoproteção desviar sua maldade para algo menos danoso para a sociedade. É preciso descobrir que meio não ilícito e que não leve sofrimento a pessoas inocentes poderá acabar com o tédio que a criança sente para que não busque o sofrimento do outro para se divertir.


imagesCABGYE0H


ALGUNS CASOS RECENTES NA MÍDIA


Aos 10 e 11 anos, dois irmãos da Grã-Bretanha torturaram dois garotos por 90 minutos, usando paus, fogo, vidros e pedras. O irmão mais velho justificou o ato alegando que eles estavam entediados e não tinham nada melhor para fazer, e que interromperam a sessão de espancamento porque seus braços doiam. Parte do sadismo foi filmada por um dos meninos, e apresentada durante o julgamento. São meninos que já tinham histórico de comportamento violento e ameaça contra terceiros.


imagesCA013TPZ
Em outubro do ano passado um menino matou os pais por não querer arrumar o seu quarto. Depois de matar ambos assistiu alguns filmes, jogou videogame, foi dormir e no dia seguinte, depois da aula, fugiu com a pickup da família. No mesmo mês, dois meninos de 10 anos teriam estuprado uma garotinha de 8 anos de idade na Grã-Bretanha.


imagesCAB0F9GG






Uma garota liberiana de 8 anos de idade foi atraída para uma cabana por meninos de 9, 10, 13 e 14 anos que lhe prometeram chicletes, a imobilizaram e a violentaram sexualmente até que policiais no local ouviram os gritos e interromperam a sessão. 


(Fonte: http://saladamedica.wordpress.com)






O controle da mente

13 comentários:

  1. Não sou médico psiquiatra e nem psicólogo, mas sempre me interessei por entender a maldade humana. Questões como será que nascemos maus ou nos transformamos em pessoas más? Pelo que entendi acontecem as duas coisas, porém acredito que se nascemos maus, poderemos mudar isso com tratamento e tecnologia será a chave. Excelente artigo. Meus parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não sou da área. Minha formação é em Letras e Comunicação. Mas sou vítima de uma psicopata e criei o blog para tentar alertar e informar as pessoas. Acho que sempre podemos mudar para melhor e com os psicopatas não é diferente. O problema é que eles se dão bem sendo assim, então dificilmente reconhecerão que têm problema. Quem tem que aprender a se cuidar e proteger somos nós, as vítimas... Grata pela visita. Abraços!

      Excluir
  2. Acredito que nascemos perfeitos e sem traços de maldade.
    Muito provavelmente é algo que vêm de fora, não acredito na possibilidade de alguém nascer má.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há o fator genético, sim, dizem os estudiosos. E há muitas vezes influência do meio social...

      Excluir
    2. O Psicopata já nasce com predisposição genética sim. Há uma má formação na estrutura cerebral do Sistema Límbico,a chamada Amígdala Cerebral, responsável por processar as emoções. Não tem cura "ainda". Pois acredito que nada é para sempre, penso que um dia, possa existir tratamento farmacológico que estimule essa região. Assim, o psicopata deixaria de ser 100% razão e distribuiria a atividade cerebral com a emoção.Seu blog contribuiu muito para minha pesquisa sobre o assunto. Grata.

      Excluir
  3. Não sei dizer... Os que acreditam em vidas passadas, reencarnações... dizem que somos uma somatória dessas vidas... para o bem e para o mal. Ao nascermos, já traríamos um conteúdo, bom e mau... Há estudiosos que dizem que traumas na infância estimulariam a expressão da psicopatia, mas que os psicopatas já nascem com essa deficiência.

    ResponderExcluir
  4. Os piores são os silenciosos, sociopatas que de tanto serem reprimidos se tornam psicopatas, é foda, dizem que crianças sâo anjos e etc... mas eu não confio em crianças, não são santas ou anjinhos, eu tenho mais medo delas do q adultos... são enigmáticas, sinicas e sinistras, não sei se é coisa da minha cabeça mas criança eu quero bem longe de mim... O.o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, você está a beira da loucura, afinal você já foi criança e toda essa bobagem que fala delas. Tem medo de crianças? Isso é algo para um psiquiatra avaliar.

      Excluir
    2. Procure algum terapeuta, psicólogo... acho que não é o caso de ter medo de crianças. A maioria é normal. Mas aquelas que já mostram traços de maldade, perversidade, frieza... essas devemos ter cuidado, sim. E proteger delas nossos animais de estimação, por exemplo...

      Excluir
  5. COMENTA, SEJA MEMBRO E ETC...? Meu blog http://tatinhablogger-thablogger.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus quanta besteira nos comentários? As pessoas nascem más, se puderem fazer o mal impunemente o farão. A sociedade é que com suas sanções grupais impede a maioria de praticar o mal. Essa história de que o homem nasce bom e é a sociedade que o corrompe não tem sentido, já que as sociedade nasceria dessa soma de bondades como poderia se tornar má? Sobre espiritismo nem vou comentar, o que dizer de uma seita que que pega o gnosticismo evolucionário e o aplica ao espírito? Nada a não se bobagens. Psicopatas tem alguma deficiência genética, algo que as deixa insensíveis as sanções morais só isso. O destino desses psicopatas é destruir muitas vidas e quando se tornam assassinos ir para a prisão, no caso do Brasil não por muito tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há besteria nenhuma! Pare de julgar e fazer pouco caso dos outros... Há opiniões diversas. Só isso. Nem todo mundo é sabichão como você. Este assunto é novo entre nós. Estamos todos aprendendo... Que tal assinar seus comentários?

      Excluir
  7. PRECISAMOS PRESTAR ATENÇÃO AO NOSSO REDOR.

    ResponderExcluir