domingo, 24 de março de 2013

Criança psicopata: como identificar?


Uma pessoa me escreveu contando que convive com uma espécie de criança-problema, com 6 anos de idade, que apresenta temperamento difícil, agressivo, tempestuoso, desafiador. E me perguntou onde encontrar solução para tal problema.

Não sou psicóloga nem psiquiatra, como sabem. Apenas vítima de uma psicopata estelionatária, que há 4 décadas vem roubando minha família, para assim "subir na vida sem fazer força". Uma arrivista: mentirosa, mau-caráter à milésima potência.

É bastante provável que esta psicopata, que escalou minha família para lesar, roubar e fazer de "escada social", desde criança já tenha apresentado características de personalidade anti-social, roubando colegas na escola, por exemplo.

Há crianças que desde muito novas já demonstram frieza e crueldade com animais, por exemplo. Um comportamento sádico, de sentir prazer ao infligir dor e sofrimento a seres indefesos.

O que em minha opinião deve ser observado é a frequência com que tais atitudes acontecem. Eventualmente uma criança pode achar divertido provocar algum mal-estar num cachorro, por exemplo, amarrando algo em seu rabo... Mas isto não permitiria obviamente caracterizar a criança como psicopata.

Não é simples para pessoas comuns identificar comportamentos patológicos, mas aqui no blog tento trabalhar com a ideia de que devemos estar atentos, analisar, observar, nos precaver e aprender a nos defender dos psicopatas, tenham eles a idade que tiverem.

Como os estudiosos de tal transtorno dizem que não há cura para estes desvios de conduta, pois não se trata de doença, o mais importante para quem tem que conviver com estas criaturas maléficas é procurar o máximo de informação possível sobre como os psicopatas atuam, como funcionam suas mentes, e desenvolver mecanismos de defesa para evitar prejuízos.

O Mal existe e tem gente que simplesmente não presta.

Infelizmente, isto inclui também as crianças, que podem se mostrar incrivelmente perversas, inclusive praticando violência sexual e homicídios.

Portanto, vigilância. Este é o caminho. Observação atenta. Monitoramento constante. 

Tais crianças só terão seu comportamento destrutivo inibido se sentirem que existe algum risco contra elas. Portanto, o mais importante é descobrir seu potencial de maldade o mais cedo possível. E desmascará-la. Fazer com que a criança saiba que foi descoberta e que seu jeito de ser é conhecido e desaprovado.


images58


imagesCA3LS0I3


imagesCA4OXT26









  





























11 comentários:

  1. Eu tenho 15 anos e tenho pensamento violentos,quando alguem brgiga comigo e eufico com imagino machucando essa pessoa,e sempre com a mesma arma.isso faz de mim uma possivel psicopata?

    ResponderExcluir
  2. Não. Acredito que não. Cultive o perdão, o lado espiritual da vida. Você é muito jovem e pode mudar essa tendência.

    ResponderExcluir
  3. Tenho 14 anos, e desde desde os meus 8 anos, venho percebendo que tenho mudado muito, tenho pensamentos suicidas, me imagino matando as pessoas que comigo moram, eu durmo no mesmo quarto que minha mãe, e as vezes a noite quando não consigo dormir, fico a abservando, e as vezes é tão intenso que chega a me dar vontade de ir a cozinha e pegar um faca.
    Tenho guardado em um local, laminas, tesouras, facas, tudo no meu quarto, minha mãe nunca encontrou, as vezes eu me corto, e fico pensando como seria cortar as pessoas, faze elas sofrerem do mesmo jeito que elas me fazer sofrer.

    Eu simplesmete não consigo sentir nada por ninguem, meu pai me abondonou quando eu era criança, e minha mãe, bem minha mãe, se importa mais com o trabalho do que comigo.

    Posso ser meio psicopata?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Minha querida, você precisa de ajuda de um profissional psicólogo. Não posso fazer diagnósticos, mas o que você relata lembra bem características de psicopatas. É tudo muito grave. Você precisa de terapia. Tente conseguir isso no serviço público. Por outro lado, tente ocupar sua mente só com pensamentos positivos, ideias criativas, boas leituras, esportes, artes... Ocupe seu tempo com coisas construtivas. E se tiver religião, peça a Jesus que tire de sua cabeça essas ideias suicidas e de destruição dos outros. Reze, converse com ele, abra o coração e ajuda virá. Felicidades!

      Excluir
    3. Pedir a Jesus?
      Se ele fosse me ajudar, ele não teria me deixado me tornar assim

      Excluir
    4. Bom, não vou discutir religião aqui. Minha crença é de que não foi "Ele" que te deixou você se tornar assim... Jesus é Amor, é Bondade, é Luz. Se há Mal no mundo e nas pessoas, acredito, é porque elas escolhem expressar o lado sombra, que todos temos. Você, que já tem consciência do instinto de destruição e está preocupada com isso, já está sendo ajudada. Quantos nefastos estão por aí fazendo desgraças na vida alheia e sequer têm a sua preocupação? Ore muito pra ele, para a Divina Mãe, para seu anjo da guarda. E faça sua parte: um trabalho interno diário consigo mesma, determinando-se a ser do Bem e da Luz. Felicidades!

      Excluir
    5. Faço acompanhamento Psicologico, quero mudar meu futuro, não quero ser assim

      Excluir
    6. Faz muito bem de procurar ajuda psicológica. Ocupe-se também com arte, artesanato, música, coisas criativas. Ajude pessoas e animais se puder. Quanto mais você exercitar o amor, mais estará se ajudando também. Procure ter amizades saudáveis. Faça projetos de vida, planos para o futuro. Crime, destruição, violência não levam a nada. Felicidades! Abraços!

      Excluir
  4. Ola achei muito interessante o q vc escreveu e já a algum tempo ando avaliando uma criança de apenas 4 anos! Ela demorou muito pra começar a falar! È individualista e possessiva! Machuca as pessoas q se aproximam! Bate muito na avó e fala q vai mata-la! Ele da risada quando bate nos outros! Maltrata animais e se sente feliz nisso! Suas brincadeiras preferidas são com armas e mortes! Ele sempre foi assim desfe q nasceu e sempre teve tudo na vida inclusive amor dos pais,sempre teve todos os brinquedos que quizesse! Ele è muito nervoso e bate em qualquer pessoa q o atrapalhe! Ele è filho unico mais a mãe ta pensando em ter outra criança! A minha preocupação è que esse menino cresça e prejudique todos nós! E infelizmente as pessoas a sua volta nem imaginam q ele possa ser um psicopata! Elas se fingem de cegas! Oq vc acha pode ou ñ ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O quadro que você descreve é gravíssimo e alarmante. Pode ou não ser de psicopatia, pois há outros tantos transtornos de personalidade. É preciso ser monitorado, sim, no meu entendimento. Pode causar muitos danos. Armas devem ser retiradas do ambiente da criança. Suas atividades devem ser sempre supervisionadas por adultos. Todo o cuidado é pouco. É bom que os que estão em volta se conscientizem dos danos que podem ser provocados. Busquem ajuda de profissionais, aconselhamento, pois tal criança precisará sempre de acompanhamento e vigilância. Não vai ser fácil... Felicidades!

      Excluir